Vereador Gonzaga apresenta projeto para criação do banco de coleta de sangue em Barbacena.

0
7

reuniao_hemo_02

Preocupado em aumentar o número de doadores de sangue em Barbacena, o vereador Luiz Gonzaga de Oliveira apresentará ao prefeito municipal, proposta de implantação do Posto Avançado de Coleta Externa em Barbacena (PACE). Prosseguindo com a sua idéia, Gonzaga mantém contato com o Hemominas de BH, que disponibilizou toda a documentação necessária para a criação do PACE, inclusive uma planta básica do local de coleta.

O projeto é de fácil implantação e o vereador Gonzaga tem certeza que a Secretaria Municipal de Saúde não vai se recusar a fazer parceria com a rede Hemominas. “Este programa trará mais comodidade aos doadores de sangue, que não terão mais que se deslocar para Juiz de Fora”, observa Gonzaga.

Captura de Tela 2013-04-03 às 14.56.48

De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Barbacena possui quase 130 mil habitantes. A cidade cresceu e a necessidade de se criar um banco de coleta de sangue no município é nítida. O Hemocentro Regional de Juiz de Fora não consegue atender em 100% os pedidos de bolsas de sangue solicitadas pelo município, pois atende a outras regiões também. Hoje o Hemocentro atende 64 hospitais em 30 municípios da região, por isso necessita receber em média 150 doadores de sangue por dia. Barbacena é a terceira cidade que mais solicita bolsas de sangue, ficando atrás somente de Juiz de Fora e Muriaé. “Com a criação do banco de coleta em Barbacena, com certeza teremos mais doadores, pois facilitará a logística do doador, uma vez que este não vai precisar viajar para JF para fazer a doação”, esclarece Gonzaga.

Segue abaixo os dados do Hemocentro Regional de Juiz de Fora/MG

 ESTATÍSTICA MENSAL

JANEIRO – 2013

Hospital

Nº de Bolsas Solicitadas

Nº de Bolsas Enviadas

Nº de Doadores de Reposição

DEMASP

830

594

8

 

 

DEZEMBRO – 2012

Hospital

Nº de Bolsas Solicitadas

Nº de Bolsas Enviadas

Nº de Doadores de Reposição

DEMASP

726

493

13

 

  

Os dados mostram que a captação de doadores de sangue de reposição está muito aquém do consumo de sangue da instituição. Gonzaga acredita que com a criação do banco de coletas de sangue em Barbacena junto com a intensificação das campanhas com os familiares de pacientes hospitalizados será fundamental para se manter o estoque de sangue da nossa região sempre no nível ideal.

Aproveito e faço um apelo para as pessoas que puderem doar sangue, que o façam, pois é um gesto de amor, de carinho, e o principal, a oportunidade de salvar vidas. O doador de sangue é extremamente importante para a manutenção do estoque de sangue. Hoje a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte para levar os doadores de sangue de Barbacena para Juiz de Fora.  Mais informações através da Agência Transfusional do Hospital Ibiapaba (32) 3339-3511

Quem pode doar sangue

  • Homens e mulheres com idade entre 18 – 65 anos;
  • Apresentar documento de identidade original e oficial com foto;
  • É necessário dormir bem na noite anterior à doação;
  • Peso mínimo de 50 quilos;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem à doação;
  • O uso de medicamento, inclusive para enjôo, pode impedir a realização da doação;
  • A doação de sangue não pode ser feita em jejum. Pela manhã, o candidato à doação deverá tomar o lanche normalmente, evitando alimentos gordurosos. Após o almoço é necessário aguardar três (3) horas para realizar a doação;

Doando sangue você fica sabendo

  • Sua pressão arterial;
  • Seu tipo de sangue;
  • Resultados de exames como: HIV I e II, Hepatites, Sífilis, Doença de Chagas e HTLV I e II. 

Alessandra Sardinha

Assessoria do Gabinete do vereador Gonzaga