Saiba como ocorreu o furto de combustível que ocasionou a falta de água em Barbacena.

0
11
Na manhã desta quinta-feira (11) na Zona Rural de Barbacena, denominada Costas da Mantiqueira por volta das 08h45min, policiais militares do 2º Pelotão de Meio Ambiente da 13ªCompanhia de Meio Ambiente e Trânsito acionados deslocaram-se a localidade denominada Pombal, situado na BR-040, KM 711, para averiguação de denuncia anônima referente a derramamento de óleo diesel no leito do RIO DAS MORTES. No local visualizaram o veiculo VW/NEW BEETLE, cor prata, licenciado em DUQUE DE CAXIAS/RJ, estacionado no centro de um campo de futebol. 
 
No decorrer da abordagem policial, o condutor do veiculo, relatou que somente se encontrava naquele local aguardando um trator para realizar a retirada de um veículo carreta, de sua propriedade, que se encontrava atolada no barro nas imediações da localidade dos Costas. 
 
Continuando com o patrulhamento ambiental deslocaram-se para a localidade dos Costas, onde depararam com o veiculo carreta Bitrem/semirreboque, cor azul, licenciadas em Simões Filho/BA, acoplados ao Caminhão Trator (cavalo mecânico) Volvo, de cor branca, licenciada em Duque de Caxias/RJ, o qual fora abordado pela guarnição. No decorrer da abordagem, identificaram o motorista FABIO MENDONÇA DE CASTRO que ao ser interpelado pela guarnição não foi claro em suas argumentações, o que gerou suspeição na guarnição da Polícia Militar de Meio Ambiente de Barbacena. 
 
O cidadão foi retido e a guarnição pode verificar que a estrada que possivelmente foi caminho do veículo havia vestígios de óleo e que o curso d’água, ali existente, conhecido como Ribeirão Sapateiro, também apresentava em seu leito manchas de óleo diesel. Em continuidade as averiguações, em meio à vegetação rasteira e as margens do referido Ribeirão, foi detectada a existência de poças de óleo, o que despertou ainda mais a suspeição em torno de um possível furto de combustível junto ao complexo de circulação de combustível e gás da PETROBRAS. 
 
A partir dali, a equipe aproximou-se de um dos complexos existentes no local, onde perceberam vestígios de óleo, momento em que chegaram funcionários responsáveis pela manutenção daquelas redes, alegando que o referido complexo fora violado, considerando os vestígios ali existentes. Em seguida, um funcionário apresentou uma mensagem via celular com o seguinte teor: ‘‘URGENTE: QUEDA DE PRESSÃO 01’’. 
Ele salientou que quando recebe este tipo de mensagem é padronizada a averiguação pelos funcionários, pois pode estar ocorrendo um furto de combustível. Nas imediações do local violado foram encontrados diversos fragmentos de parafusos cortados e um pedaço de serrinha, levando a crer terem relação com o fato. Diante do exposto, foi acionada a pericia técnica da 1ª DRPC, comparecendo no local e realizando os trabalhos de praxe. Foi acionado também o analista do núcleo DE EMERGÊNCIA AMBIENTAL da FUNDAÇÃO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, que iniciou os trabalhos de averiguação pertinente à poluição/degradação ambiental no curso d’água, cujos trabalhos continuam ainda em andamento. 
Compareceu também o analista químico do SERVIÇO DE ABASTECIMENTO E SANEAMENTO (SAS) de BARBACENA, o qual, após conhecimento e averiguação do leito do RIO DAS MORTES, ate o ponto de captação da água que abastece o município, determinou a suspensão da captação de água ate a conclusão dos trabalhos do órgão envolvidos para se mensurar o impacto ambiental provocado pelo derramamento. O referido funcionário do SAS, ainda salientou que o ponto de captação de responsabilidade do município abastece aproximadamente 70% da população BARBACENENSE. Representantes da DEFESA CIVIL do município também estiveram no local. 
 
As empresas TRANSPETRO e ENGECOM realizaram os trabalhos de contenção para se evitar um maior impacto ambiental. Fizeram-se presentes também funcionários da PETROBRAS, onde tomaram conhecimento do fato e futuras providências. Na cabine do caminhão conduzido por FABIO MENDONCA DE CASTRO foram encontrados duas camisas da PETROBRAS, um facão e duas facas, além do próprio autor estar trajando uma camisa da PETROBRAS. 
 
No decorrer dos trabalhos realizados pelo serviço de manutenção da PETROBRAS, verificou-se que a flange do vente encontrava-se violada, com os parafusos com uma massa de silicone pintada na cor prata, aparentando ser soldada. Foi usada de destreza e fraude para realização do furto de combustível, posteriormente, foram localizados dois mangotes que possivelmente foram utilizados para desova do combustível no leito do curso d’água e o furto. Diante dos fatos, o cidadão FABIO MENDONCA DE CASTRO foi preso em flagrante delito sendo assegurados seus direitos constitucionais. Foram apreendidos o veículo carreta bitrem, cor azul, acoplados ao Caminhão Trator VOLVO, de cor branca, licenciada em DUQUE DE CAXIAS/RJ ficando na responsabilidade do auto-socorro credenciado.